O que fazer em Manaus de Noite? Dicas de Bares e Restaurantes!
Embora tenha uma vasta gama de opções de passeios e atrações para serem visitadas durante o dia, a vida do visitante em Manaus pode ficar bem complicada quando se procura um bom bar ou restaurante. Com a gente aconteceu e já ouvi outras histórias assim. O que acontece é que quando você pede indicações sobre um lugar bacana (ao menos bonitinho) para comer ou sair à noite, os taxistas, funcionários de hotéis ou mesmo moradores nas ruas não são a melhor referência.
Ouvi inúmeras vezes que “aquele boteco (sujo) da esquina” ou “aquela banquinha ali” tinham a melhor comida. “Mas eu quero um lugar legal, pode ser turístico”, eu retrucava. E eles falavam: “Então vai pro Shopping Manauara“. Sinceramente, se você mora em outra grande cidade, o que menos quer é ir comer em um shopping, apesar deste de Manaus ter realmente bons restaurantes. Por isso a ideia deste post é facilitar sua vida quando for até lá. Vamos dar algumas opções que testamos e aprovamos, mas é claro que existem outros lugares bacanas na capital do Amazonas. Por isso, sugiro que faça como a gente, pesquise muito na internet pra não cair na história do “jantar ali na esquina”.
NOITE EM MANAUS
A região mais boêmia para o turista em Manaus sem dúvida é o entorno do Teatro Amazonas . O largo de São Sebastião é ótimo pra quem gosta de bares ao ar livre, o que não quer dizer que você evitará o calorão. O Bar do Armando é o mais famoso por ali. Na realidade é um boteco com mesas de plástico na calçada que ganhou notoriedade por estar instalado há mais de 40 anos num imóvel tombado, reunir bonecos gigantes (tipo de Olinda) e servir delícias portuguesas. O Armando faleceu em 2012, mas o estabelecimento é tocado por sua filha Ana Cláudia Soares.
Gosto mais das opções do outro lado da praça, onde ficam bares lado a lado, como o African House e a Casa do Pensador. As mesas de madeira invadem o largo, com vista para o teatro. Os preços são razoáveis e as porções bem fartas.
Se você decidiu ficar por aqui, não deixe de dar uma passadinha no quiosque do Tacacá da Giselae levar um pra sua mesa. O tacacá é uma comida típica da região amazônica que é uma espécie de caldo servido em cuias com tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco. É delicioso e ainda deixa a boca um pouco adormecida por conta do jambu.
* ATUALIZADO: Nosso leitor Felipe nos avisou que esses dois estabelecimentos abaixo deixaram de operar
Perto do Teatro Amazonas também ficam outras duas ótimas alternativas: Viúva Negra e O Chefão, esses para quem está a fim de gastar mais. Ambos ficam na Rua Ferreira Pena, mas não entendo por que razão o Google Maps sempre mostra a localização errada. Nós fomos parar do outro lado da cidade por conta disso e tivemos que gastar com táxi para chegar ao lugar certo. Então, para não ter erro, os dois bares ficam a apenas duas quadras do largo São Sebastião. Basta você seguir a Rua 10 de Julho, passar pelo teatro e virar na segunda rua à direita.
O Víuva Negra (Rua Ferreira Pena, 91) é um bistrô chique especializado em espumantes e champanhe, famoso na noite de Manaus. O casarão lilás é super bonito, a decoração é fina e o clima muito gostoso, principalmente para casais, embalados pela trilha sonora.
Os pratos, embora “salgados” no preço, são deliciosos. Provamos um ceviche de pirarucu e filé mignon com massa de gorgonzola. O lugar funciona das 19h às 2h e não abre aos domingos e segundas.
Basta atravessar a rua para conferir O Chefão (Rua Ferreira Pena, 50), que leva mais jeitão de pub. O cardápio traz alguns pratos inspirados no filme O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, assim como a decoração é inspirada no longa. O clima também é meio romântico e há música ao vivo. Funciona de terça a domingo, das 17h à 1h.
Conhece alguma boa opção para aproveitar a noite em Manaus? Conta pra gente!