Empresário mostra interesse em reestruturar Santa Casa de Manaus

Anúncio foi feito durante comemoração de aniversário de 139 anos da Santa Casa de Misericórdia na noite de quarta-feira (16).

Manaus terá mais cinco voos semanais com destino a São Paulo

Durante comemoração de 139 anos da Santa Casa de Misericórdia, realizada na noite desta quarta-feira (16), em Manaus, o interventor do patrimônio, Thiago Queiroz, informou que existe interesse de um empresário em alienar o imóvel que está fechado há 15 anos. Segundo ele, o prédio pode ter um novo destino a partir dos próximos dias.

“Estamos em tratativas para alienação do imóvel histórico a um empresário amazonense que, desde outubro, manifesta interesse. A Procuradoria da Fazenda Nacional pediu para que ele formalize a intenção. Ele tem mais dez dias para fazê-lo”, revela Thiago.

O empresário, ainda de acordo com o interventor, planeja arcar com as reformas e reestruturar o prédio para que se torne uma clínica de atendimento a idosos. Valores de negociações não foram especificados, ainda.

“A vontade é que essa nova unidade de saúde atenda a idosos. A bandeira que ele agasalha é a da terceira idade. Ele não tem intuito nenhum de auferir lucro. Ele quer reformar o prédio e devolvê-lo à sua função social, que é a saúde”.

O interventor era um dos participantes do evento de comemoração organizado por uma instituição de ensino superior privado. O aniversário de 139 anos da Santa Casa foi comemorado com direito a bolo, poesia e história do prédio centenário. Atualmente, o local passa por um período conturbado, com evidente abandono.

Com os inúmeros problemas encontrados no prédio histórico, em julho de 2016 a Justiça determinou que a Prefeitura de Manaus colocasse tapumes, fornecesse segurança e restauro do local. Não houve cumprimento dessa medida e a administração municipal possui uma dívida de mais de R$ 8 milhões em multa. Em setembro do ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso da prefeitura e manteve a multa.

Além disso, o interventor também falou sobre uma negociação com a prefeitura. Segundo ele, existem tratativas com o município.

Desde 2014 a Justiça nomeou uma comissão de gestores para o prédio. E, mesmo antes, várias ações tentaram revitalizar o espaço. Nos dias atuais, a Santa Casa de Misericórdia segue abandonada e ocupada por moradores de rua.

Via: globo